Cirurgia de Hérnia
Cirurgia de Hérnia em Niterói
Saiba tudo sobre a Herniorrafia
Informações práticas
Duração da cirurgia: 1 a 2 horas.
Tipo de anestesia mais comum: Peridural + sedação.
Tempo de internação: 24 a 48 horas.
Tempo de retorno ao trabalho: 7 a 14 dias.
Tempo de retorno às atividades físicas: 30 a 60 dias.
Retirada dos pontos: 10 a 14 dias após a cirurgia.
Revisão: consultas em 30, 60 e 180 dias.
Informações gerais
Introdução:
Herniorrafia é o termo que designa o tratamento cirúrgico dos diversos tipos de hérnias existentes (ex: inguinais, umbilicais, epigástricas, incisionais ou lombares).
Indicação:
A cirurgia de hérnia é recomendada principalmente para pacientes portadores de hérnias associadas à sintomas (Ex: dor, incômodo local, inchaço). Porém, mesmo pacientes assintomáticos podem necessitar de tratamento.
Consulta de avaliação:
A necessidade de tratamento e o tipo de cirurgia empregada são os principais itens avaliados na consulta com o cirurgião em pacientes com suspeita ou diagnóstico de hérnia.
Preparo pré-operatório:
Consiste na avaliação realizada após a indicação da cirurgia com objetivo de reduzir as chances de complicações pós operatórias. Ela depende principalmente da saúde do paciente e da cirurgia proposta, podendo ser necessária a realização de exames de sangue, exames de imagem ou a consulta de médicos de outras especialidades.
Cirurgia de Hérnia:
O procedimento para tratamento da hérnia depende do tipo específico, porém, na sua grande maioria, envolve o fechamento do orifício herniário e a colocação de uma tela para reforço da proteção.
Procedimentos associados:
Alguns pacientes podem realizar no mesmo ato operatório outras cirurgias caso necessitem e apresentem condições clínicas (Ex: cirurgias plásticas, retirada de vesícula biliar, entre outras).
Informações pré-operatórias
- Evitar atividades físicas extenuantes e ingestão de bebidas alcoólicas na véspera, dando preferência à alimentos mais leves.
- Procurar o hospital previamente orientado na data e horário marcado.
- Em caso de aparecimento de novos sintomas, problemas de saúde ou introdução de medicações comunicar à equipe médica.
- O tempo de jejum pré-operatório, o uso das medicações habituais e demais orientações pré-operatórias serão sempre informadas em consulta antes da cirurgia.
Recomendações pós-operatórias
- Na alta hospitalar o paciente recebe as orientações quanto ao curativo, uso de medicações e retorno no consultório.
- Evitar esforço físico intenso durante 30 dias. Atividades habituais simples como caminhar são permitidas e inclusive estimuladas desde os primeiros dias de pós operatório.
- A exposição da ferida operatória ao sol não é recomendada, devendo ser evitada.
- A alimentação pós operatória pode ser feita normalmente, evitando somente a ingestão de alimentos ricos em gordura.
- Em caso de dúvidas, sintomas inoportunos ou alterações no local da ferida operatória entrar em contato com o cirurgião ou procurar a emergência do hospital no qual foi operado.
Perguntas Frequentes
É frequente a ocorrência de complicações?
A herniorrafia é uma atualmente uma cirurgia segura e com uma taxa de complicações baixa.
Quais são as principais complicações relacionadas à cirurgia?
Embora não sejam frequentes, as complicações mais comuns são àquelas associadas ao local da própria incisão como hematomas (sangramento local), seromas (acúmulo de líquido composto por gordura e linfa), dor, edema e alterações na sensibilidade. A maioria apresenta uma evolução favorável após tratamento adequado.
Complicações graves podem ocorrer?
Durante o período pré-operatório, cirurgia e período pós operatório o paciente é avaliado e acompanhado rigorosamente para evitar a ocorrência de complicações, principalmente as mais graves. Desta forma o acontecimento delas é raro, mas como em todo procedimento é possível.
Em caso de suspeita ou diagnóstico de complicação o que deve ser feito?
Durante o período de internação o paciente é acompanhado diariamente pela equipe de cirurgia e no ato da alta hospitalar ele é informado quanto à evolução pós operatória esperada bem como quanto à data de retorno para revisão. Caso exista algum sintoma ou alteração não esperada, o mesmo deve informar à equipe ou retornar ao hospital.
A hérnia pode voltar?
Sim, a ocorrência de recidiva da hérnia não é frequente, mas pode acontecer, principalmente em pacientes com fatores de risco como obesidade, diabetes, uso de corticoides, infecção da ferida e quando os cuidados pós-operatórios não são respeitados.
É comum sentir dor no pós-operatório?
Após a cirurgia é prescrito o uso de medicações analgésicas para evitar a dor. É comum um desconforto no local, mas a ocorrência de dor não.
Como ficam as cicatrizes da cirurgia?
O tamanho e formato das incisões cirúrgicas dependem da tipo, tamanho e localização da hérnia. Normalmente elas são se encontram sobre às mesmas e são feitas de modo à se tornarem o menos perceptível possível.
É necessário o uso de drenos?
Em pacientes portadores de hérnias volumosas o dreno pode ser usado no pós operatório para evitar a formação de seromas. Ele é retirado após diminuição da quantidade de líquido drenado, o que acontece nos primeiros dias de cirurgias. A presença do dreno não impede o paciente de receber alta hospitalar. Neste caso, o mesmo é orientado quanto ao funcionamento e sua retirada será realizada no retorno ao consultório.
É necessário o uso de cinta?
A cinta pode ser útil em alguns casos como hérnias incisionais. Quando for preciso será recomendado pela equipe no pré-operatório para que o paciente adquira.
Quando posso retornar ao trabalho?
A maioria dos pacientes se sente apto à retornar ao trabalho após 7 a 14 dias de pós operatório. Quando existe esforço físico envolvido, orienta-se um período de recuperação maior, entre 30 a 60 dias.
Quando posso subir uma escada, sair de casa e voltar a dirigir?
Nos primeiros dias de pós operatório se recomenda um repouso relativo, mas o paciente pode andar e subir poucos lances de escada com ajuda. Por volta do 3º ou 4º dia após a cirurgia, caso o paciente se sinta bem e disposto, ele pode sair de casa com a presença de acompanhante. O retorno à direção veicular deve aguardar um período de duas semanas.
Quando posso praticar atividade físicas?
O retorno às atividades físicas não é recomendado antes de 30 a 60 dias devido ao risco de dor e recidiva da hérnia.
CLÍNICA DE CIRURGIA NITERÓI
Estamos localizados em duas regiões centrais de Niterói.
Endereço Centro
Av. Ernâni do Amaral Peixoto, 55 – Sl 307
Centro, Niterói – RJ
Tel: +55 21 2621-1576 | 2621-8732
Cel: +55 21 99688-0468
Endereço Icaraí
Rua Gavião Peixoto, 70 - Sala 610
Icaraí Corporate - Icaraí, Niterói - RJ
Tel: +55 21 3786-1610
Cel: +55 21 97930-8191
E-Mail Central
contato@cirurgianiteroi.com.br
www.cirurgianiteroi.com.br


