Implante de Cateter de Quimioterapia

Implante de Catéter de Quimioterapia em Niterói

Tudo sobre a cirurgia de Implante de Catéter de Quimioterapia

Informações práticas

Duração da cirurgia: 1 a 2 horas.

Tipo de anestesia mais comum: Local + sedação.

Tempo de internação: 12 a 24 horas.

Tempo de retorno ao trabalho: 5 a 7 dias.

Tempo de retorno às atividades físicas: 21 a 28 dias.

Retirada dos pontos: 10 a 14 dias após a cirurgia.

Revisão: consulta em 30 dias.

Informações gerais

Introdução:

O implante de cateter de quimioterapia é o procedimento realizado para a instalação de um disposto que permite a infusão de medicações através de veias consideradas mais calibrosas.

Indicação:

A cirurgia é recomendada para pacientes em uso de quimioterapia ou outras medicações feitas por via endovenosa, principalmente, quando existe dificuldade para punção de veias periféricas em membros superiores ou quando por indicação médica a infusão deve ser feita durante um período prolongado.

Consulta de avaliação:

A necessidade de tratamento e o tipo de cirurgia empregada são os principais itens avaliados na consulta com o cirurgião.

Preparo pré-operatório:

Consiste na avaliação realizada após a indicação da cirurgia com objetivo de reduzir as chances de complicações pós operatórias. Ela depende principalmente da saúde do paciente e da cirurgia proposta, podendo ser necessária a realização de exames de sangue, exames de imagem ou a consulta de médicos de outras especialidades.

Cirurgia:

O implante de cateter envolve a punção e a passagem de um cateter através de uma veia calibrosa e uma incisão sobre a região peitoral para a instalação da câmpanula.

Reomendações pré-operatórias

• Evitar atividades físicas extenuantes e ingestão de bebidas alcoólicas na véspera, dando preferência à alimentos mais leves.
  • Procurar o hospital previamente orientado na data e horário marcado.
  • Em caso de aparecimento de novos sintomas, problemas de saúde ou introdução de medicações comunicar à equipe médica.
  • O tempo de jejum pré-operatório, o uso das medicações habituais e demais orientações pré-operatórias serão sempre informadas em consulta antes da cirurgia.

Recomendações pós-operatórias:

• Na alta hospitalar o paciente recebe as orientações quanto ao curativo, uso de medicações e retorno no consultório.
  • Evitar movimentos bruscos ou vigorosos com o membro superior do lado operado na primeira semana e esforço físico intenso durante 30 dias. Atividades habituais simples como caminhar são permitidas e inclusive estimuladas desde os primeiros dias de pós operatório.
  • A exposição da ferida operatória ao sol não é recomendada, devendo ser evitada.
  • A alimentação pós operatória pode ser feita normalmente, evitando somente a ingestão de alimentos ricos em gordura.
  • Em caso de dúvidas, sintomas inoportunos ou alterações no local da ferida operatória entrar em contato com o cirurgião ou procurar a emergência do hospital no qual foi operado.

Perguntas frequentes

É frequente a ocorrência de complicações?

O implante de cateteres vasculares é uma atualmente uma cirurgia segura e com uma taxa de complicações baixa.

Quais são as principais complicações relacionadas à cirurgia?

Embora não sejam frequentes, as complicações mais comuns são àquelas associadas à punção venosa e ao próprio cateter como sangramento, infecção e pneumo/hemotórax (passagem de ar ou sangue para a cavidade torácica) . A maioria apresenta uma evolução favorável após tratamento adequado.

Complicações graves podem ocorrer?

Durante o período pré-operatório, cirurgia e período pós operatório o paciente é avaliado e acompanhado rigorosamente para evitar a ocorrência de complicações, principalmente as mais graves. Desta forma o acontecimento delas é raro, mas como em todo procedimento é possível.

Em caso de suspeita ou diagnóstico de complicação o que deve ser feito?

Durante o período de internação o paciente é acompanhado diariamente pela equipe de cirurgia e no ato da alta hospitalar ele é informado quanto à evolução pós operatória esperada bem como quanto à data de retorno para revisão. Caso exista algum sintoma ou alteração não esperada, o mesmo deve informar à equipe ou retornar ao hospital.

Em caso de parada de funcionamento do cateter o que deve ser feito?

O cateter representa um corpo estranho ao organismo e durante o seu uso pode acontecer um fenômeno de trombose que se dá pela formação de um coágulo dentro do cateter ocasionando seu entupimento. Caso o cateter não esteja funcionando é necessário o contato com seu cirurgião.

Após o implante quando poderei começar o tratamento?

O tratamento em casos de urgência pode ser iniciado no mesmo dia da cirurgia, mas é recomendado, quando possível, aguardar de 5 a 7 dias após a cirurgia para diminuição da dor e edema local.

O cateter pode ser usado durante quanto tempo?

O cateter não possui prazo de validade, podendo ser usado enquanto for necessário. Durante este período, porém, ele deve ser mantido em manutenção com uso de solução heparinizada periodicamente para evitar a trombose e a consequente parada de funcionamento.

Após o término do tratamento, posso retirar o cateter?

Sim, a retirada envolve um novo procedimento, com anestesia, duração e orientações semelhantes ao implante.

É comum sentir dor no pós-operatório?

Após a cirurgia é prescrito o uso de medicações analgésicas para evitar a dor. É comum um desconforto no local, mas a ocorrência de dor não.

Como ficam as cicatrizes da cirurgia?

Normalmente a cicatriz da cirurgia é possui em torno de 3cm e localizada na região peitoral. Abaixo da cicatriz é possível sentir o a campânula.

Quando posso retornar ao trabalho?

A maioria dos pacientes se sente apto à retornar ao trabalho após 5 a 7 dias de pós operatório. Quando existe esforço físico envolvido, orienta-se um período de recuperação maior, entre 21 a 28 dias.

Quando posso subir uma escada, sair de casa e voltar a dirigir?

Nos primeiros dias de pós operatório se recomenda um repouso relativo, mas o paciente pode andar e subir poucos lances de escada com ajuda. Por volta do 2º ou 3º dia após a cirurgia, caso o paciente se sinta bem e disposto, ele pode sair de casa com a presença de acompanhante. O retorno à direção veicular deve aguardar um período de 7 a 10 dias.

Quando posso praticar atividade físicas?

O retorno às atividades físicas não é recomendado antes de 21 a 28 dias devido ao risco de dor na região.

Se interessou?

CLÍNICA CENTRO

Cel.: +55 21 99688-0468

Tel.: 1: +55 21 2621-1576

CLÍNICA ICARAÍ

Tel.: +55 21 3786-1610

Cel.: +55 21 97930-8191

contato@cirurgianiteroi.com.br

MARQUE A SUA CONSULTA Deixe a sua mensagem ou mande um e-mail para contato@cirurgianiteroi.com.br e marque a sua consulta.

Veja o mapa completo

CLÍNICA DE CIRURGIA NITERÓI

Estamos localizados centro de Niterói.

Av. Ernâni do Amaral Peixoto, 55 – Sl 307
Centro, Niterói – RJ